segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Birras

A tarefa de educar é mesmo complexa. Quando vestimos um bibe e enfrentamos com o sorriso maior que temos, o sonho de cuidar e educador os filhos dos outros, as coisas têm tendência a não desmoronar e por norma, decorrem dentro da normalidade. Ensinamos, construímos regras, mimamos...e é tão bom. Corre tão bem! Na verdade, fazer aquilo de que se gosta é mesmo o melhor do mundo (Que saudade!) 

Mas isto para registar, que com os dezassete meses à porta, aquela menina doce, beijoqueira, ainda que com olhar maroto, está a revelar-se e os dias (e noites) têm sido mesmo cansativos. Questiono-me tantas vezes: Será que estou a ser boa mãe? Será que tenho de lhe bater para que ela nos respeite e não faça birras só porque sim? 

Na verdade, está numa fase super complicada. Faz birra porque quer comer sozinha. Faz birra porque não quer dar a mão na rua. Faz birra porque não quer lavar o cabelo no banho. Faz birra porque não quer sair de lá. Faz birra porque o pai vai embora. Faz birra porque quer ser ela a abrir a porta da rua e do carro. Faz birra porque quer calçar um sapato. Faz birra porque não quer calçar o outro. Faz birra porque se quer pentear sozinha. Faz birra porque não se quer vestir. Faz birra porque não quer mudar a fralda. Acorda de noite umas milhentas vezes a fazer birra. Faz birra porque não quer voltar a dormir sem ser na mama. Faz birra porque quer iogurte. Faz birra porque não quer que sejamos nós a abrir e a colocar a palhinha. Faz birra atrás de birra. E depois, é um doce de menina. Mas as birras...tiram-me do sério!

Anda a testar os nossos limites...
Eu sei, eu sei!



E para ilustrar o texto, uma fotografia rebelde!!! :)

2 comentários:

  1. As birras têm muito que se lhe digam... O Tomás já foi mais desobediente, agora só desobedece fora de casa. Em casa já vai obedecendo mas é muito difícil fazê-los perceber que não podem fazer tudo o que querem. Boa sorte!! O pior para ti, sendo assim, são as noites. O Tomás dorme toda a noite e a segunda coisa que faz quando acorda de manhã (depois de um sorriso) é dizer: "mãe eitinho", talvez porque já não lhe dou de mama (tive de deixar aos 12 meses :( ), experimenta dar-lhe um biberom de leite artificial antes de ela dormir. Pode ser que aguente toda a noite. Que malandreca essa menina que está cada vez mais linda. Adoro vir aqui ler e comparar com o Tomás.
    O pijama do último post?? O Tomás tem a versão de menino, que lindos!!
    Infelizmente ainda não foi desta que a conhecemos. Acabámos por não ir de férias mas quando aí for aviso. Também nos podem visitar afilhada ;) A Constança iria receber umas belas beijocas na boca ;)

    ResponderEliminar
  2. Tão gira esta fotografia rebelde �� A menina já está crescida e quer ser independente! Podes mandá-la para Setúbal para teres uma folga! Beijinhos para todos

    ResponderEliminar